Para melhor visualização, atualize o seu navegador de internet (browser).
Versões mínimas dos navegadores compatíveis com este site:
Chrome 45  |   Firefox 38  |   Opera 30  |   Internet Explorer 10  |   Edge 12  |   iOS 9  |   Safari 9  |   Android 4.4
Versão 2.1.1.60     17/04/2024 01:53

Tire as suas dúvidas sobre Matrícula Fácil


RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2024

Durante a renovação de matrícula, que ocorrerá no período de 13/11/2023 a 24/11/2023, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, você poderá inserir, no ato da renovação, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do aluno já matriculado na rede SEEDUC. Esse documento ajuda na identificação e evita possíveis duplicidades de matrícula.

No caso do aluno não informar o número do CPF durante a renovação ele poderá fazê-lo diretamente na unidade escolar, em tempo oportuno.

Importante destacar que a inserção do número do CPF durante a renovação, NÃO será obrigatória, com EXCEÇÃO ao aluno matriculado no Novo Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, mediante as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, quanto ao Censo Escolar.

Todos os alunos que desejarem permanecer na mesma unidade escolar em que sua matrícula está ativa, para o ano letivo de 2024.

A renovação de Matrícula, para o ano letivo de 2024, será realizada no período de 13/11/2023 a 24/11/2023, onde:
O período de 13/11/2023 a 20/11/2023 será destinado, exclusivamente aos alunos que desejam permanecer no mesmo curso e turno; e
O período 21/11/2023 a 24/11/2023 será destinado aos alunos que desejam solicitar a mudança de curso, turno ou curso e turno, que estará condicionada à disponibilidade de vaga no momento da Renovação. O aluno que não renovou sua matrícula, no período de 13/11/2023 a 20/11/2023, poderá fazê-lo neste segundo momento, na condição de haver vaga disponível.

A renovação de matrícula, visando o ano letivo de 2024, ocorrerá exclusivamente de forma On-line, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br. Caso o responsável ou aluno (se maior de idade) não tenha acesso à internet poderá comparecer à Secretaria da Unidade Escolar para realizar a renovação.

Você deverá realizar sua renovação de matrícula normalmente, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, conforme a disponibilidade de vagas dos itinerários formativos definidos por sua escola. A simples escolha do Itinerário NÃO garante sua vaga para o próximo ano.

Sim. A troca de turno e/ou curso, no momento da renovação de Matrícula, será possível - no período de 21/11/2023 a 24/11/2023 - na condição de haver vaga disponível no turno e/ou curso desejado. Não havendo tal disponibilidade surgirá, no momento da conclusão da renovação, uma mensagem informando sobre a inexistência da vaga.

A renovação de matrícula somente poderá ser feita uma vez, por isso o usuário (aluno ou responsável) deverá ter a devida atenção ao preenchimento dos dados, referente ao turno e demais informações, realizando a conferência dos mesmos antes de assinalar o termo de responsabilidade e, por fim, a conclusão da renovação.
Contudo, caso o (a) aluno (a) já tenha concluído sua renovação e deseje alterar os dados, o mesmo será possível através de sua participação na 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024 (www.matriculafacil.rj.gov.br), cujas inscrições ocorrerão no período de 27/11/2023 a 14/12/2023, onde se o candidato for alocado, a confirmação de sua matrícula irá prevalecer sobre a renovação.

Inicialmente, com a perda do prazo para renovação, automaticamente você perderá sua vaga na unidade escolar em que estava matriculado (a). Portanto, você deverá participar do processo de matrícula informatizada (1ª Fase) - através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, no período de 27/11/2023 a 14/12/2023, caso tenha interesse em permanecer na Rede de ensino da Secretaria de Estado de Educação, para o ano letivo de 2024.

Não. No entanto, se for do seu interesse permanecer na Rede de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, você precisará realizar sua inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br, cujas inscrições referentes à 1ª Fase ocorrem no período de 27/11/2023 a 14/12/2023.


SOBRE OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
(2ª Série do Novo Ensino Médio / Módulo III da EJA Novo Ensino Médio)

NOME DO ITINERÁRIO DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - TRILHA MÍDIAS: LINGUAGENS EM AÇÃO Analisar, produzir e compreender conteúdo midiático de forma crítica e responsável, para transformar os estudantes de consumidores passivos em consumidores críticos e ativos das mídias, promovendo a compreensão das diferentes linguagens midiáticas e a identificação de influências e manipulações.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - LINGUAGEM EM MOVIMENTO Compreender, analisar e expressar-se através de diversas linguagens, explorando mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa. Explorando linguagens verbais, visuais, audiovisuais e digitais, incentivando a análise crítica das mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa e adaptável em diferentes contextos e plataformas.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - MATEMÁTICA CONECTADA Propiciar ao estudante a resolução de problemas do cotidiano por meio de estratégias semelhantes às usadas em jogos, com o desenvolvimento e aplicação da lógica na resolução de questões matemáticas de diferentes níveis de complexidade, estimulando o pensamento computacional e conectando conceitos matemáticos à resolução de problemas reais.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRA Desenvolver noções de matemática financeira, capacitar os estudantes em planejamento financeiro, promovendo a conscientização sobre cidadania financeira, entendimento do sistema financeiro, gerenciamento de finanças de forma responsável e execução de direitos e deveres financeiros, visando uma vida financeira equilibrada.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - RECURSOS NATURAIS E DES. SUST. Promover no estudante a conscientização sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, incentivando a gestão responsável dos recursos naturais. Com abordagens de práticas sustentáveis em diversos contextos e reinterpretação de informações relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - SOLUÇÕES ENERGÉTICAS Fornecer aos estudantes uma compreensão sólida sobre energia, desde seus princípios fundamentais até as implicações ambientais e sociais das diversas fontes energéticas. Isso inclui, explorar as conservações de matéria e energia em contextos cotidianos e industriais, bem como analisar os impactos ambientais e a sustentabilidade associados a diferentes fontes de energia, como combustíveis fósseis e energias renováveis.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - FORMAÇÃO CIDADÃ Fornecer ao estudante conhecimento sobre sistemas políticos e estruturas governamentais, capacitando-os como cidadãos informados, promovendo a compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade e sua capacidade de influenciar mudanças positivas e estimulando a participação ativa em questões cívicas, capacitando os alunos a serem agentes de transformação social em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - MEMÓRIA E SOCIEDADE Propiciar ao estudante a exploração da ancestralidade e da cultura, permitindo que compreendam suas raízes culturais e a diversidade cultural ao longo do tempo, abordando a multiculturalidade no contexto do tempo e espaço, promovendo a compreensão das diferentes culturas e sociedades ao longo da história, fomentando a preservação dos espaços coletivos, incentivando os alunos a valorizarem e proteger locais de importância cultural e histórica.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS - GERAÇÃO DIGITAL Incentivar os estudantes da geração digital a explorar as conexões entre o mundo digital e analógico, a tecnologia e o trabalho e na compreensão dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho e nas carreiras. Estimulando a pesquisa, inovação e o uso da tecnologia a partir de uma integração das áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - MIDIAS: LINGUAGENS EM ACÃO Analisar, produzir e compreender conteúdo midiático de forma crítica e responsável, para transformar os estudantes de consumidores passivos em consumidores críticos e ativos das mídias, promovendo a compreensão das diferentes linguagens midiáticas e a identificação de influências e manipulações.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - LINGUAGEM EM MOVIMENTO Compreender, analisar e expressar-se através de diversas linguagens, explorando mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa. Explorando linguagens verbais, visuais, audiovisuais e digitais, incentivando a análise crítica das mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa e adaptável em diferentes contextos e plataformas.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - MATEMÁTICA CONECTADA Propiciar ao estudante a resolução de problemas do cotidiano por meio de estratégias semelhantes às usadas em jogos, com o desenvolvimento e aplicação da lógica na resolução de questões matemáticas de diferentes níveis de complexidade, estimulando o pensamento computacional e conectando conceitos matemáticos à resolução de problemas reais.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRA Desenvolver noções de matemática financeira, capacitar os estudantes em planejamento financeiro, promovendo a conscientização sobre cidadania financeira, entendimento do sistema financeiro, gerenciamento de finanças de forma responsável e execução de direitos e deveres financeiros, visando uma vida financeira equilibrada.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - RECURSOS NAT. E DESENV SUST. Promover no estudante a conscientização sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, incentivando a gestão responsável dos recursos naturais. Com abordagens de práticas sustentáveis em diversos contextos e reinterpretação de informações relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - SOL. ENERG. PARA O NOVO TEMPO Fornecer aos estudantes uma compreensão sólida sobre energia, desde seus princípios fundamentais até as implicações ambientais e sociais das diversas fontes energéticas. Isso inclui, explorar as conservações de matéria e energia em contextos cotidianos e industriais, bem como analisar os impactos ambientais e a sustentabilidade associados a diferentes fontes de energia, como combustíveis fósseis e energias renováveis.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - FORMAÇÃO CIDADÃ Fornecer ao estudante conhecimento sobre sistemas políticos e estruturas governamentais, capacitando-os como cidadãos informados, promovendo a compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade e sua capacidade de influenciar mudanças positivas e estimulando a participação ativa em questões cívicas, capacitando os alunos a serem agentes de transformação social em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - MEMÓRIA E SOCIEDADE Propiciar ao estudante a exploração da ancestralidade e da cultura, permitindo que compreendam suas raízes culturais e a diversidade cultural ao longo do tempo, abordando a multiculturalidade no contexto do tempo e espaço, promovendo a compreensão das diferentes culturas e sociedades ao longo da história, fomentando a preservação dos espaços coletivos, incentivando os alunos a valorizarem e proteger locais de importância cultural e histórica.
EJA NEM ITINERÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE ÁREAS - GERAÇÃO DIGITAL Incentivar os estudantes da geração digital a explorar as conexões entre o mundo digital e analógico, a tecnologia e o trabalho e na compreensão dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho e nas carreiras. Estimulando a pesquisa, inovação e o uso da tecnologia a partir de uma integração das áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio.




Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida nas questões acima, entre em contato com a Ouvidoria da SEEDUC através dos telefones: 2380-9055
Manhã: 21 97094-2600 | 21 97894-6614 | 21 97893-9518 | 21 97890-4983 | 21 97897-1167
Tarde: 21 99373-6072 | 21 97896-8395 | 21 97893-9518