Para melhor visualização, atualize o seu navegador de internet (browser).
Versões mínimas dos navegadores compatíveis com este site:
Chrome 45  |   Firefox 38  |   Opera 30  |   Internet Explorer 11  |   Edge 12  |   iOS 9  |   Safari 9  |   Android 4.4
Versão 2.1.1.69     21/11/2024 03:30

Tire as suas dúvidas sobre Matrícula Fácil - 2025


MATRÍCULA FÁCIL 2025

ATENÇÃO: Prezado participante, anote o número de sua inscrição. Você vai precisar dele posteriormente para saber em qual escola sua vaga foi reservada.

Programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Ele funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover a inclusão educacional e estimular a mobilidade social. Para esclarecimento de dúvidas, consulte as perguntas de número 34 a 40. Para mais informações, acesse: Pé-de-Meia.

Durante as inscrições da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2025, que ocorrerão no período de 14/11/2024 a 06/12/2024, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, você poderá inserir, no ato da pré-matrícula, sua foto, que servirá tanto para ficha cadastral, na futura escola, quanto para fins de transporte escolar.

Especificações da foto:

• Formato: A foto precisa ser quadrada e com no máximo 400px de largura;
• Tamanho da foto: Todas as fotos devem ter entre 8 e 32Kb; e
• Tipo da foto: JPG.

Será possível ao candidato tanto anexar o arquivo da foto, quanto tirar a foto, no momento da inscrição, assim como a inserção do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato. Esse documento ajuda na identificação do candidato e evita possíveis duplicidades de matrícula.
Importante destacar que tanto a inserção da foto, quanto do número do CPF durante a inscrição da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2025, NÃO serão obrigatórias.
No caso do candidato não adicionar a foto, ou número do CPF durante a 1ª Fase ele poderá fazê-lo diretamente na unidade escolar onde for alocado, em tempo oportuno.

As inscrições pela Matrícula Fácil são destinadas aos interessados em cursar as seguintes Séries/Modalidades, para o ano letivo de 2025, conforme descrito abaixo:

  • 1ª Série do Novo Ensino Médio – candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos

  • 2ª Série do Novo Ensino Médio (Itinerários Formativos) – candidatos com idades entre:
    • 13 e 22 anos para a 2ª série

  • 3ª Série do Novo Ensino Médio (Itinerários Formativos) – candidatos com idades entre:
    • 14 a 24 anos para a 3ª série

  • Módulos I, II, III e IV do Novo Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA - candidatos com 18 anos completos ou a completar até dia 31/01/2025;

  • 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral) – candidatos com idades entre:
    • 12 e 99 anos para a 1ª série
    • 13 e 99 anos para a 2ª série
    • 14 a 99 anos para a 3ª série

  • 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Itinerário Inovador – candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª série
    • 13 e 22 anos para a 2ª série
    • 14 a 24 anos para a 3ª série

  • 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário de Empreendedorismo – candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª Série
    • 13 e 22 anos para a 2ª série

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Formação Técnica e Profissional – candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Nas seguintes escolas:
      • Centro de Ensino Integrado Agrícola Barão de Langsdorff – Técnico em Agropecuária
        Município: Magé (Bairro: Fazenda Conceição do Suruí)

      • CEFFA CEA Rei Alberto I – Por Alternância – Técnico em Administração e Técnico em Agropecuária
        Município: Nova Friburgo (Bairro: Baixada de Salinas)

      • CE Dom Pedro II – Técnico em Produção de Áudio e Vídeo e Técnico em Química
        Município: Petrópolis (Bairro: Centro)

      • CE Erich Walter Heine – Técnico em Administração.
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Santa Cruz)

      • CE Hebe Camargo – Técnico em Telecomunicações.
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Pedra de Guaratiba)

      • CE Infante Dom Henrique – Técnico em Hospedagem
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Copacabana)

      • CE José Leite Lopes – Técnico em Multimídia e Técnico em Programação de Jogos Digitais.
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Tijuca)

      • CIE Miécimo da Silva – Técnico em Administração, Técnico em Edificações e Técnico em Informática.
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Campo Grande)

      • CIA Monsenhor Tomás Tejerina de Prado – Técnico em Agropecuária.
        Município: Valença (Bairro: Chacrinha)

      • CE Ribeiro de Avelar – Técnico em Agropecuária.
        Município: Paty do Alferes (Bairro: Avelar)

      • CE Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues – Técnico em Agropecuária.
        Município: Itaperuna (Bairro: Cidade Nova)

      • CIA Jose Francisco Lippi – Técnico em Agropecuária.
        Município: Teresópolis (Bairro: Venda Nova)

  • 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário de Iniciação Científica e Tecnológica - candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª série
      13 e 22 anos para a 2ª série

      Nas seguintes escolas:
      • CIEP 448 Ruy Frazao Soares
        Município: Niterói (Bairro: Engenho do Mato)

      • CE Alfredo Neves
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Carmari)

      • IE Clelia Nanci
        Município: São Gonçalo (Bairro: Brasilândia)

      • CIEP 226 Porto da Estrela
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Parque Estrela)

      • CIEP 397 Paulo Pontes
        Município: São João de Meriti (Bairro: Éden)

      • CE Francisco Portella
        Município: Natividade (Bairro: Nossa Senhora das Graças)

      • CE Jose do Patrocinio
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Parque Leopoldina)

      • CE Coronel Sergio Jose do Amaral
        Município: Magé (Bairro: Suruí)

      • CE Antonio Pecly
        Município: Cordeiro (Bairro: Sena Campos)

      • CE Rio Grande do Norte
        Município: Volta Redonda (Bairro: Tangerinal)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Música - candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª série

      Na seguinte escola:
      • CIEP 485 João Batista de Barros
        Município: Barra Mansa (Bairro: Bom Pastor)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Línguas, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Nas seguintes escolas:
      • CE Mariano Procópio – (Itinerário de Línguas)
        Município: Areal (Bairro: Centro)

      • CE Presidente Kennedy– (Itinerário de Línguas)
        Município: Belford Roxo (Bairro: Areia Branca)

      • CE Tenente Otavio Pinheiro - (Brasil – Rússia)
        Município: Belford Roxo (Bairro: São Vicente)

      • CIEP 357 Jose de Dome– (Itinerário de Línguas)
        Município: Cabo Frio (Bairro: Tanguará)

      • CE Doutor Felix Miranda– (Itinerário de Línguas)
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Parque Guarus)

      • CE Jose do Patrocínio – (Itinerário de Línguas)
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Parque Leopoldina)

      • Liceu de Humanidades de Campos (Itinerário de Línguas)
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Centro)

      • CIEP Filinto Muller - (Brasil-China)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Vila Sarapuí)

      • CIEP 340 Professora Lais Martins- (Itinerário de Línguas)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Figueira)

      • CIEP 370 Professor Sylvio Gnecco De Carvalho (Brasil - México)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Chácaras Arcampo)

      • CIEP 218 Ministro Hermes Lima (Brasil – Turquia)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Jardim Gramacho)

      • CIEP Filinto Muller (Brasil-China)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Sarapuí

      • CE Cortume Carioca- (Itinerário de Línguas)
        Município: Guapimirim (Bairro: Iconha)

      • CE José Maria de Brito (Brasil – Japão)
        Município: Itaguaí (Bairro: Centro)

      • CIEP 275 Lenine Cortes Falante- (Itinerário de Línguas)
        Município: Itaocara (Bairro: Caxias)

      • CE Romualdo Monteiro de Barros (Itinerário de Línguas)
        Município: Itaperuna (Bairro: Cidade Nova)

      • CE Armando Dias – (Brasil - Argentina)
        Município: Japeri (Bairro: Nova Belém)

      • CIEP 127 Frei Acursio Aloisio Gonzaga Bolwer- (Itinerário de Línguas)
        Município: Magé (Bairro: Maurimárcia)

      • CIEP 260 Barbosa Porto – (Brasil - Chile)
        Município: Magé (Bairro: Figueira)

      • CE Doutor Joao Nery- (Itinerário de Línguas)
        Município: Mendes (Bairro: Humberto Antunes)

      • CIEP 100 São Francisco de Assis (Brasil – França)
        Município: Mesquita (Bairro: Rocha Sobrinho)

      • CE Presidente Castelo Branco- (Itinerário de Línguas)
        Município: Mesquita (Bairro: Juscelino)

      • CE Manoel Rodrigues de Barros- (Itinerário de Línguas)
        Município: Miracema (Bairro: Paraíso do Tobias)

      • CE João Cardoso – (Brasil - Argentina)
        Município: Nilópolis (Bairro: Nova Cidade)

      • CIEP 251 Dona Maria Portugal - (Brasil-Paraguai)
        Município: Niterói (Bairro: Baldiador)

      • CE Aurelino Leal - (Itinerário de Línguas)
        Município: Niterói (Bairro: Ingá)

      • CE Brigadeiro Castrioto - (Brasil-Espanha)
        Município: Niterói (Bairro: São Lourenço)

      • CE Guilherme Briggs - (Brasil-Espanha)
        Município: Niterói (Bairro: Santa Rosa)

      • CIEP 449 Leonel de Moura Brizola (Brasil – França)
        Município: Niterói (Bairro: Charitas)

      • CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa (Brasil – China)
        Município: Niterói (Bairro: Charitas)

      • CE Doutor Galdino do Valle Filho- (Itinerário de Línguas)
        Município: Nova Friburgo (Bairro: Paissandú)

      • CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade (Brasil - Estados Unidos)
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Comendador Soares)

      • CIEP 026 São Vicente de Paula - (Brasil-Suécia)
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Nova Era)

      • CE Jardim Marilice – (Brasil - Uruguai)
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Corumbá)

      • CE Compositor Luiz Carlos da Vila (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Benfica)

      • CE Prof.ª Eliane Martins Dantas (Brasil – Alemanha)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Braz de Pina)

      • CE Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Brasil-Espanha)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Meier)

      • CE Herbert de Souza (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Rio Comprido)

      • CE Jornalista Maurício Azedo– (Brasil - Índia)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Caju)

      • CE Rodrigo Otavio Filho (Brasil – Itália)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Vaz Lobo)

      • CIEP 244 Oswaldo Aranha (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Realengo)

      • CIEP 309 Zuzu Angel – (Brasil - Colômbia)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Arsenal)

      • CIEP 413 Adão Pereira Nunes – (Brasil - México)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Neves)

      • CE Niterói (Itinerário de Línguas)
        Município: Volta Redonda (Bairro: São Cristóvão)

      • CE Piauí – (Brasil - França)
        Município: Volta Redonda (Bairro: Ponte Alta)

      • CIEP 345 Y-Juca Pirama - (Brasil-Suécia)
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Vila Operária)

      • CE Maria Zulmira Torres- (Itinerário de Línguas)
        Município: Cantagalo (Bairro: São Vicente de Paulo)

      • CIEP 038 Santos Dumont - (Brasil-Alemanha)
        Município: Petrópolis (Bairro: Independência)

      • CIEP 298 Manuel Duarte- (Itinerário de Línguas)
        Município: Rio das Flores (Bairro: Centro)

      • CE Dôrval Ferreira da Cunha- (Itinerário de Línguas)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Rio do Ouro)

      • CE Alberto Torres- (Itinerário de Línguas)
        Município: São João da Barra (Bairro: Centro)

      • CIEP 135 Afonso Henriques Lima Barreto- (Itinerário de Línguas)
        Município: São João de Meriti (Bairro: Parque José Bonifácio)

      • CIEP 139 Manuel Bandeira- (Itinerário de Línguas)
        Município: São João de Meriti (Bairro: Tomazinho)

      • CIEP 397 Paulo Pontes - (Itinerário de Línguas)
        Município: São João de Meriti (Bairro: Éden)

      • CIEP 279 Professora Guiomar Goncalves Neves- (Itinerário de Línguas)
        Município: Trajano de Moraes (Bairro: Centro)

      • CE Antônio de Jesus Gomes - (Brasil-México)
        Município: Vassouras (Bairro: Itakamos)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Eletrotécnica, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Na seguinte escola:
      • CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro – Técnico em Eletrotécnica
        Município: Barra Mansa (Bairro: Vista Alegre)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário de Esporte, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Na seguinte Unidade Escolar:
      • CE Monteiro de Carvalho
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Santa Teresa)
      • CE Menezes Vieira
        Município: Niterói (Bairro: Barreto)

  • 1ª Série do Ensino Médio Itinerário Cívico Militar, candidatos com idades entre:
    • 13 e 17 anos para a 1ª série

      Nas seguintes escolas:
      • CE Cabo PM Raphael de Oliveira Monteiro
        Município: Rio Bonito (Bairro: Cidade Nova)

      • CE Sargento PM Antônio Carlos Oliveira de Moura
        Município: Araruama (Bairro: Praia do Hospício)

      • CIEP 494 Alexandre Carvalho Cívico Militar
        Município: Miguel Pereira (Bairro: Parque Guararapes)

      • CE Subtenente PM Marco Antonio Gripp
        Município: São Gonçalo (Bairro: Galo Branco)

      • CE Coronel PM Marcus Jardim
        Município: São Gonçalo (Bairro: Alcântara)

      • CIEP 048 Djalma Maranhão
        Município: Itaguaí (Bairro: Vila Margarida)

      • CE Patrono Duque de Caxias
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Nova Campina)

      • CE Rotary
        Município: Itaperuna (Bairro: Ministro Sá Tinoco)

      • CE Professora Sonia do Amaral Torres
        Município: Miracema (Bairro: Santa Tereza)

      • CE Subtenente PM Claudio Hentzy Ferreira
        Município: Santo Antônio de Pádua (Bairro: São Félix)

      • CE Cabo PM Elisângela Bessa Cordeiro
        Município: Areal (Bairro: Centro)

      • CE Cabo BM Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas
        Município: Três Rios (Bairro: Vila Isabel)

      • CE 2º Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva
        Município: Cordeiro (Bairro: Centro)

      • CE 1º Sargento BM Luiz Carlos Gonçalves Fischer
        Município: Carmo (Bairro: Centro)

      • CE Aníbal Benévolo
        Município: Resende (Bairro: Monte Castelo)

      • CIEP 403 Maria de Lourdes Giovanetti Cívico Militar
        Município: Volta Redonda (Bairro: Açude II)

  • 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário de Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte, candidatos com idades entre:
    • 12 e 20 anos para a 1ª série
      13 e 21 anos para a 2ª série

      Nas seguintes escolas:
      • CIEP 253 Guimarães Rosa
        Município: Araruama (Bairro: Praça da Bandeira)

      • CIEP 193 WILSON MENDES
        Município: Cabo Frio (Bairro: Jacaré)

      • CIEP 262 Curvelina Dias Curvello
        Município: São Pedro da Aldeia (Bairro: Porto do Carro)

      • CIEP 457 Doutor José Elias Mello dos Santos
        Município: Iguaba Grande (Bairro: Centro)

      • CIEP 372 Paulo Leminsky
        Município: Saquarema (Bairro: Barra Nova)

      • CIEP 310 Professora Alice Aiex
        Município: Barra do Piraí (Bairro: Parque São Joaquim)

      • CIEP 167 Jardim Paraíso
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Gandú)

      • CIEP 394 Vereador Cândido Augusto Ribeiro Neto
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Rosa dos Ventos)

      • CIEP 196 São Teodoro
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Boa Esperança)

      • CIEP 333 Cacilda Becker
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Miguel Couto)

      • CIEP 335 Professor Joaquim de Freitas
        Município: Queimados (Bairro: Jardim São Miguel)

      • CIEP 306 Deputado David Quinderé
        Município: São Gonçalo (Bairro: Jardim Catarina)

      • CIEP 052 Professora Romanda Gouveia Gonçalves
        Município: São Gonçalo (Bairro: Boa Vista)

      • CIEP 410 Patrícia Galvão-Pagu
        Município: São Gonçalo (Bairro: Santa Isabel)

      • CIEP 050 Pablo Neruda
        Município: São Gonçalo (Bairro: Laranjal)

      • CIEP 412 Doutor Zerbini
        Município: São Gonçalo (Bairro: Colubandê)

      • CIEP 424 Pedro Amorim
        Município: Itaboraí (Bairro: Visconde de Itaboraí)

      • CIEP 173 Rainha Nzinga de Angola
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Acari)

      • CIEP 195 Anibal Machado
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Anchieta)

      • CIEP 498 Irmã Dulce
        Município: Itaguaí (Bairro: Chaperó)

      • CIEP 156 Doutor Albert Sabin
        Município: Seropédica (Bairro: Dom Bosco)

      • CIEP 418 Antonio Carlos Bernardes - Mussum
        Município: Rio de Janeiro (Bairro: Ricardo De Albuquerque)

      • CIEP 098 Professora Hilda do Carmo Siqueira
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Vila São Luis)

      • CIEP 199 Ginásio Público Charles Chaplin
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Jardim Gramacho)

      • CIEP 176 Chico Mendes
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Capivari)

      • CIEP 178 João Saldanha
        Município: Belford Roxo (Bairro: Sargento Roncalli)

      • CIEP 037 Ernesto Guevara
        Município: Belford Roxo (Bairro: Jardim Bom Pastor)

      • CIEP 116 Vila Maia
        Município: Belford Roxo (Bairro: Nova Aurora)

      • CIEP 016 Professora Lucilene De Souza Peclat
        Município: São João De Meriti (Bairro: Parque Novo Rio)

      • CIEP 030 Marinheiro João Cândido
        Município: São João De Meriti (Bairro: Grande Rio)

      • CE Poeta Mario Quintana
        Município: Mesquita (Bairro: Chatuba)

      • CIEP 141 Vereador Said Tanus José
        Município: Italva (Bairro: São Caetano)

      • CIEP 468 Olga Thurler Mendonça da Fonseca
        Município: Natividade (Bairro: Morada do Engenho)

      • CIEP 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes
        Município: Miracema (Bairro: Vila José de Carvalho)

      • CIEP 419 Benigno Bairral
        Município: Aperibé (Bairro: Palmeiras)

      • CIEP 057 Doutor Nilo Peçanha
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Lapa)

      • CIEP 466 Nina Arueira
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Penha)

      • CIEP 464 Admar Ferreira de Medeiros
        Município: Cardoso Moreira (Bairro: Cachoeiro)

      • CIEP 463 João Borges Barreto
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Ururaí)

      • CIEP 417 Ginásio Público José do Patrocínio
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Parque São Jorge)

      • CIEP 281 Gabriela Mistral
        Município: Petrópolis (Bairro: Posse)

      • CIEP 441 Mané Garrincha
        Município: Magé (Bairro: Pau Grande)

      • CIEP 277 João Nicoláo Filho - Janjão
        Município: Cantagalo (Bairro: Triângulo)

      • CIEP 140 Mário Cesar Gomes da Silva
        Município: Cachoeiras de Macacu (Bairro: Centro)

      • CIEP 353 Brochado da Rocha
        Município: Cachoeiras de Macacu (Bairro: Papucaia)

      • CIEP 480 Professor Luiz Carlos Veronese
        Município: Nova Friburgo (Bairro: Conselheiro Paulino)

      • CIEP 299 Jiulio Caruso
        Município: Volta Redonda (Bairro: Santo Agostinho)

      • CIEP 484 Ginásio Público Toninho Marques
        Município: Volta Redonda (Bairro: Belmonte)

      • CIEP 486 Professor Luiz Vallejo
        Município: Barra Mansa (Bairro: Bocaininha)

  • 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;

  • Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos – EJA – candidatos com 15 anos completos ou a completar até dia 31/01/2025;

  • 6º Ano do Ensino Fundamental Intercultural, candidatos com idades entre:
    • 8 e 13 anos para o 6º ano

      Nas seguintes escolas:
      • CIEP 370 Professor Sylvio Gnecco De Carvalho (Brasil - México)
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Vila Maria Helena)

      • CIEP 413 Adão Pereira Nunes – (Brasil - México)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Neves)

      • CIEP 309 Zuzu Angel – (Brasil - Colômbia)
        Município: São Gonçalo (Bairro: Arsenal)

      • CIEP 251 Dona Maria Portugal – Brasil - Paraguai
        Município: Niterói (Bairro: Baldeador)

      • CE Armando Dias – Brasil - Argentina
        Município: Japeri (Bairro: Nova Belém)

      • CIEP 026 São Vicente de Paula – Brasil - Suécia
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Nova Era)

      • CIEP 345 Y- Juca Pirama - Brasil- Suécia
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Vila Operária)

      • CE João Cardoso – Brasil - Argentina
        Município: Nilópolis (Bairro: Nova Cidade)

      • CIEP 100 São Francisco de Assis Brasil França
        Município: Mesquita (Bairro: BNH)

      • CIEP 038 Santos Dumont – Brasil - Alemanha
        Município: Petrópolis (Bairro: Independência)

  • 6º Ano do Ensino Fundamental Integral com Ênfase em Línguas, candidatos com idades entre:
    • 8 e 13 anos para o 6º ano

      Na seguinte escola:
      • Liceu de Humanidades de Campos (Itinerário de Línguas)
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Centro)

  • 6º Ano do Ensino Fundamental Integral Cívico Militar, candidatos com idades entre:
    • 8 e 13 anos para o 6º ano

      Nas seguintes escolas:
      • CE Rotary
        Município: Itaperuna (Bairro: Ministro Sá Tinoco)

      • CE Professora Sonia do Amaral Torres
        Município: Miracema (Bairro: Santa Tereza)

      • CE Subtenente PM Claudio Hentzy Ferreira
        Município: Santo Antônio de Pádua (Bairro: São Félix)

      • CE Cabo PM Elisângela Bessa Cordeiro
        Município: Areal (Bairro: Centro)

      • CE 2º Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva
        Município: Cordeiro (Bairro: Centro)

      • CE 1º Sargento BM Luiz Carlos Gonçalves Fischer
        Município: Carmo (Bairro: Centro)

  • 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental com Ênfase em Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte, candidatos com idades entre:
    • A partir de 8 anos

      Nas seguintes escolas:
      • CIEP 193 Wilson Mendes
        Município: Cabo Frio (Bairro: Jacaré)

      • CIEP 262 Curvelina Dias Curvello
        Município: São Pedro da Aldeia (Bairro: Porto do Carro)

      • CIEP 310 Professora Alice Aiex
        Município: Barra do Piraí (Bairro: Parque São Joaquim)

      • CIEP 167 Jardim Paraíso
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Guandú)

      • CIEP 394 Vereador Cândido Augusto Ribeiro Neto
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Rosa dos Ventos)

      • CIEP 196 São Teodoro
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Jardim Boa Esperança)

      • CIEP 333 Cacilda Becker
        Município: Nova Iguaçu (Bairro: Miguel Couto)

      • CIEP 335 Professor Joaquim de Freitas
        Município: Queimados (Bairro: Jardim São Miguel)

      • CIEP 306 Deputado David Quinderé
        Município: São Gonçalo (Bairro: Jardim Catarina)

      • CIEP 052 Professora Romanda Gouveia Gonçalves
        Município: São Gonçalo (Bairro: boa vista)

      • CIEP 410 Patrícia Galvão-Pagu
        Município: São Gonçalo (Bairro: Santa Isabel)

      • CIEP 050 Pablo Neruda
        Município: São Gonçalo (Bairro: Laranjal)

      • CIEP 412 Doutor Zerbini
        Município: São Gonçalo (Bairro: Colubandê)

      • CIEP 424 PEDRO AMORIM
        Município: Itaboraí (Bairro: Visconde de Itaboraí)

      • CIEP 098 Professora Hilda do Carmo Siqueira
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Vila São Luis)

      • CIEP 035 Marechal Henrique Teixeira Lott
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Jardim Primavera)

      • CIEP 199 Ginásio Público Charles Chaplin
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Jardim Gramacho)

      • CIEP 176 CHICO MENDES
        Município: Duque de Caxias (Bairro: Capivari)

      • CIEP 178 João Saldanha
        Município: Belford Roxo (Bairro: Sargento Roncalli)

      • CIEP 037 Ernesto Guevara
        Município: Belford Roxo (Bairro: Jardim Bom Pastor)

      • CIEP 116 VILA MAIA
        Município: Belford Roxo (Bairro: Nova Aurora)

      • CIEP 016 Professora Lucilene de Souza Peclat
        Município: São João de Meriti (Bairro: Parque Novo Rio)

      • CIEP 030 Marinheiro João Cândido
        Município: São João de Meriti (Bairro: Grande Rio)

      • CE Poeta Mario Quintana
        Município: Mesquita (Bairro: Chatuba)

      • CIEP 141 Vereador Said Tanus José
        Município: Italva (Bairro: São Caetano)

      • CIEP 468 Olga Thurler Mendonça da Fonseca
        Município: Natividade (Bairro: Morada do Engenho)

      • CIEP 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes
        Município: Miracema (Bairro: Vila José de Carvalho)

      • CIEP 419 Benigno Bairral
        Município: Aperibé (Bairro: Palmeiras)

      • CIEP 057 Doutor Nilo Peçanha
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Lapa)

      • CIEP 466 Nina Arueira
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Penha)

      • 31. CIEP 464 Admar Ferreira de Medeiros
        Município: Cardoso Moreira (Bairro: Cachoeiro)

      • CIEP 463 João Borges Barreto
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Ururaí)

      • CIEP 417 Ginásio Público José do Patrocínio
        Município: Campos dos Goytacazes (Bairro: Parque São Jorge)

      • CIEP 277 João Nicoláo Filho - Janjão
        Município: Cantagalo (Bairro: Triângulo)

      • CIEP 140 Mário Cesar Gomes da Silva
        Município: Cachoeiras de Macacu (Bairro: Centro)

      • CIEP 353 Brochado da Rocha
        Município: Cachoeiras de Macacu (Bairro: Papucaia)

      • CIEP 480 Professor Luiz Carlos Veronese
        Município: Nova Friburgo (Bairro: Conselheiro Paulino)

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos.

É um conjunto de orientações que deverá nortear a reelaboração do currículo de referência SEEDUC-RJ. A base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e objetos do conhecimento que serão trabalhados durante o Ensino Médio.

Os itinerários formativos são o conjunto de componentes curriculares, em que os estudantes poderão aprofundar os conhecimentos em uma das áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), na formação profissional e técnica ou até mesmo em duas ou mais áreas de forma integrada.

Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório ao longo do Ensino Médio.

No Ensino Médio, obrigatoriamente, serão ofertados estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia. Já o ensino de Língua Portuguesa e Matemática será obrigatório nos três anos do Ensino Médio.

A Lei nº 13.415/2017 torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. No estado do Rio de Janeiro haverá a oferta da Língua Espanhola como componente eletivo, em conformidade às legislações estaduais.

No Estado do Rio de Janeiro haverá oferta do Ensino Religioso como componente eletivo, em conformidade com as legislações estaduais.

Sim. O aluno que concluiu a 1ª série poderá se transferir para a 2ª série do Novo Ensino Médio (Itinerários Formativos), 2ª série Ensino Médio Itinerário Inovador, 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário de Empreendedorismo, 2ª Séries do Novo Ensino Médio Itinerário Inovação e Mundo do Trabalho, 2ª Séries do Ensino Médio Itinerário de Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte, 2ª Série do Ensino Médio Itinerário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2ª série do Curso Normal, Módulo II da Educação de Jovens e Adultos - EJA (desde que tenha idade mínima de 18 anos).

Sim. O aluno que concluiu a 2ª série do Curso Normal poderá se transferir para a 3ª Série do Novo Ensino Médio (Itinerários Formativos).

Sim. O aluno que concluiu a 2ª série do Ensino Médio Itinerário Inovador poderá se transferir para a 2ª série do Curso Normal (Fazendo as adequações curriculares específicas do curso de formação de professores) ou para a 3ª série do Novo Ensino Médio.

As inscrições via site www.matriculafacil.rj.gov.br acontecerão no período de 14/11/2024 a 06/12/2024 (1ª Fase), e a partir de 30/01/2025 (2ª Fase). Sendo que dos dias 30/01/2025 a 02/02/2025 são exclusivos para candidatos não alocados na 1ª Fase. A partir do dia 03/02/2025 poderão se inscrever os candidatos novos que queiram ingressar no Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede SEEDUC, bem como aqueles não alocados na 1ª Fase, que não confirmaram suas matrículas no período exclusivo.

Você poderá escolher de 02 a 03 unidades escolares, perfazendo de 03 à 08 opções. Essas opções referem-se à possibilidade do candidato escolher por cursos e/ou turnos distintos dentro de uma mesma unidade escolar.

Exemplo: O candidato ao optar pela 1ª serie do Novo Ensino Médio do CE Gomes Freire – turnos da manhã, tarde e noite, estará configurando 03 opções para a referida unidade escolar.

ATENÇÃO: Caso a unidade escolhida ofereça os três turnos (manhã, tarde e noite) você poderá escolher um turno específico ou todos marcando a opção desejada.

Veja o exemplo a seguir:
1ª opção – CE Gomes Freire – manhã
2ª opção – CE Gomes Freire – tarde
3ª opção – CE Gomes Freire – noite
4ª opção – CE Heitor Lira – noite

Respeitando os critérios estabelecidos na Resolução de Matrícula 2025 (Resolução SEEDUC Nº 6285/2024), a tentativa de alocação será efetuada no CE Gomes Freire, no turno manhã, posteriormente nos turnos da tarde e noite e por último no CE Heitor Lira, à noite. Somente após tentar alocar na primeira opção é que a 2ª opção será analisada. Assim, no CE Gomes Freire a tentativa de alocação será efetuada no turno manhã, passando para tarde, após no turno da noite e por fim, no turno da noite do CE Heitor Lira.

Qualquer alteração (Com exceção ao Nome, Data de Nascimento e Nome da Mãe) poderá ser realizada na internet durante as inscrições da 1ª Fase, que ocorrerão de 14/11/2024 a 06/12/2024. Após esse período o sistema estará indisponível para alterações.

NOTA: Para a correção de Nome, Data de Nascimento e Nome da Mãe, a solicitação deverá ser realizada junto à Ouvidoria da SEEDUC, necessariamente no período de inscrições da 1ª Fase da Matrícula Fácil.

A partir do dia 18/12/2024, o resultado das alocações estará disponível no site www.matriculafacil.rj.gov.br e da Secretaria de Estado de Educação (https://www.seeduc.rj.gov.br). Utilizando o número de sua inscrição será possível a consulta da situação.

Não. Caso você tenha sido alocado (a) na 1ª Fase da Matrícula Fácil, sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula, que ocorrerá no período de 17/01/2025 a 23/01/2025, mediante apresentação da documentação necessária, na escola para a qual foi selecionado(a).

Não. A alocação é apenas uma reserva de vaga. Sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula, na unidade escolar para a qual você foi selecionado, que ocorrerá no período de 17/01/2025 a 23/01/2025, mediante apresentação da documentação necessária.

Você deverá participar da 2ª Fase da Matrícula Fácil, acessando o site www.matriculafacil.rj.gov.br, nos dias 30/01/2025 a 02/02/2025, (Período exclusivo dos candidatos não alocados na 1ª Fase) para fazer uma nova escolha de escola (Nesta fase o candidato faz somente a escolha de uma escola e, automaticamente, tem a vaga reservada).
Caso não consiga acessar o site nos dias exclusivos para os não alocados, você poderá inscrever-se no mesmo a partir das 08:00h do dia 03/02/2025.

Você deverá participar da 2ª Fase da matrícula, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 08:00h do dia 03/02/2025.
A 2ª Fase da matrícula é uma fase concorrente em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª Fase, onde o candidato escolhe uma única unidade escolar. A alocação é feita por ordem de conclusão de inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas.

O candidato, ou seu responsável (para menores de 18 anos), deverá comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

NOTA: A confirmação da matrícula poderá ser feita no mesmo dia em que a inscrição foi efetivada na Matrícula Fácil, respeitando-se o horário de funcionamento da unidade escolar escolhida.

A partir do dia 03/02/2025, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, você deverá realizar uma nova pré-matrícula, em uma unidade escolar com vaga disponível, e comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

Todos os candidatos deverão fazer uma pré-matrícula através do site www.matriculafacil.rj.gov.br selecionando unidade escolar com vaga disponível e, posteriormente, comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site, para confirmação de matrícula.

NOTA: Aqueles com dificuldades de acesso à internet poderão comparecer às unidades escolares da Rede da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC para serem auxiliados no procedimento de inscrição, que ocorrerá EXCLUSIVAMENTE através do site da Matrícula Fácil.

As solicitações de transferências poderão ser realizadas a partir do dia 05/02/2025 através do site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Caso a unidade escolar possua vaga disponível para a série/curso/turno desejado, o aluno poderá realizar a inscrição imediatamente e comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da inscrição no site.
Caso a unidade escolar não possua – no momento da inscrição – vaga disponível para a série/curso/turno desejado, o aluno poderá realizar um cadastro para transferência informatizada, respeitando o limite máximo de 20% (vinte por cento) do quantitativo de vagas ofertadas por série/curso/turno. À medida que as vagas forem disponibilizadas na unidade escolar, o aluno será convocado, via e-mail, e deverá comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da convocação, respeitando o turno informado para comparecimento.

Não. Baixa visão (ou visão subnormal) é quando há uma perda de visão (visão abaixo de 20% nos dois olhos), mas com alguma funcionalidade preservada.
A baixa visão não pode ser corrigida ou atenuada com o uso de óculos ou lentes de contato. É necessária a apresentação de laudo atualizado contendo o CID da deficiência.

No momento da inscrição será necessário informar que possui irmão (ã) matriculado (a) na Rede SEEDUC, e posteriormente o nº de matrícula; nome completo; data de nascimento; unidade escolar; série; curso e turno. Todavia, a efetivação da matrícula estará condicionada à disponibilidade de vaga, na série/curso/turno da escola em que o (a) irmão (ã) encontra-se matriculado (a).

Fica assegurado o direito desde que haja a oferta de ambos os segmentos da unidade escolar pretendida, bem como a disponibilidade de vaga no momento da inscrição.

No momento da inscrição dos candidatos, a ordem de preferência das escolas e turnos de ambos os irmãos, deverão ser IDÊNTICAS.

Nesses casos o responsável do candidato menor de 18 anos, que não conseguiu a vaga, deverá comparecer à unidade escolar a partir de 03/02/2025 para requerer ao Diretor a vaga. Mas ressaltamos que somente os participantes da 1ª Fase da Matrícula Fácil que não conseguiram a vaga, poderão requerer à vaga diretamente na unidade escolar. Contudo, a efetivação da matricula estará condicionada à disponibilidade de vaga na série/curso/turno desejado, no momento da solicitação.

Angra dos Reis, Aperibé, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Itaboraí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Porciúncula, Queimados, Resende, Santo Antônio de Pádua , São Gonçalo, São João de Meriti, São José de Ubá, São Pedro de Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença e Vassouras.

Japeri e Petrópolis

São Fidelis

Varre Sai

Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaguaí, Itatiaia, Macaé, Mangaratiba, Maricá, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Tanguá e Volta Redonda.

Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Itaperuna, Macuco, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Rio Claro, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia.

Valença

Porciúncula

Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Queimados, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.

Para ter direito à poupança do ensino médio, é preciso atender aos seguintes critérios:

• Ser estudante do ensino médio das redes públicas e ter entre 14 e 24 anos; ou ser estudante da educação de jovens e adultos (EJA) das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos;
• Ser integrante de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo;
• Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;
• Ter frequência nas aulas de no mínimo 80% no mês.

Para ter direito à poupança do ensino médio, não basta estar matriculado em uma escola pública, você também precisa atender a alguns outros critérios. Confira se você se enquadra:

• Sua família se inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tem renda, por pessoa, de até meio salário mínimo? Vale destacar: quem é cadastrado como família unipessoal no Cadastro Único (ou seja, quem declarou que mora sozinho) não pode receber o Pé-de-Meia.
• Você tem entre 14 e 24 anos?
• Seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) está regular?
• Você estava matriculado no ensino médio público em até dois meses depois do início das aulas, neste ano?
• Você tem frequentado as aulas com no mínimo 80% de presença no mês?

Se a resposta para todas essas questões for “sim”, então você pode receber o Pé-de-Meia. Caso se encaixe em todos esses critérios e não tenha recebido a parcela do incentivo, verifique, no aplicativo Jornada do Estudante, qual problema está impedindo o recebimento. Ao entrar no aplicativo, uma mensagem vai indicar como regularizar sua situação. Lembre-se: é necessário possuir uma conta no gov.br para acessar o aplicativo (se você ainda não tem cadastro na plataforma gov.br.

Sim. Você pode acumular benefícios estaduais e o Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia oferece os seguintes incentivos financeiros:

Incentivo-Matrícula: um pagamento único de R$ 200 ao se matricular em uma escola pública, que pode ser sacado imediatamente.

Incentivo-Frequência: são pagos R$ 200 durante os meses do ano letivo, ou seja, oito parcelas ao longo de cada etapa do ensino médio. Atenção: para que o pagamento ocorra, você precisa estar indo à escola, com frequência mínima de 80% nas aulas. Esse valor pode ser sacado como você preferir — todo mês, depois de alguns meses, no final do ano ou mesmo só depois de terminar o ensino médio.

Incentivo-Conclusão: são depositados R$ 1.000 ao fim de cada ano do ensino médio, caso você seja aprovado. Esse incentivo pode chegar ao total de R$ 3.000, no fim do terceiro ano, e o saque do valor total só é permitido após a conclusão do ensino médio.

Incentivo-Enem: é realizado um pagamento único de R$ 200 para estudantes do 3º ano que participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse valor também só pode ser sacado após a conclusão do ensino médio.

Não. Para receber o Pé-de-Meia, você não precisa realizar nenhum cadastro, enviar dados ou fazer qualquer pagamento de taxa, o programa é gratuito.
Todo estudante que se encaixa nos critérios do programa, foi automaticamente incluído. O próprio governo cruza as informações de matrícula (transmitidas pelos sistemas de ensino estaduais, distrital e municipais e pelas instituições federais que ofertam o ensino médio) com os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), confere se você pode ou não receber o incentivo.
Caso você esteja dentro do público do programa, a Caixa abre, automaticamente, uma conta em seu nome, para que os pagamentos sejam recebidos.
Atenção: não é preciso ir à agência bancária abrir a conta, esse processo é feito pelo programa. Para tirar dúvidas sobre sua conta.
Baixe o aplicativo Jornada do Estudante e acompanhe a situação do seu cadastro. Se você se encaixa em todos os critérios do programa e não recebeu a parcela do incentivo, ao entrar no aplicativo, uma mensagem irá aparecer descrevendo sua situação e indicando os meios para regularizá-la. Lembre-se: é necessário possuir uma conta no gov.br para acessar o aplicativo (se você ainda não tem cadastro na plataforma gov.br.

Não é preciso abrir conta para receber o Pé-de-Meia. A Caixa é responsável por abrir a conta em nome do estudante, para que os pagamentos sejam recebidos. Porém, caso você tenha menos de 18 anos, para desbloquear sua conta e poder usar o dinheiro, é preciso que sua mãe ou algum outro responsável faça o consentimento no aplicativo Caixa Tem.

Para ajudar seu responsável a realizar esse processo, consulte o passo-a-passo disponibilizado na sessão “Sou responsável por um estudante” deste FAQ. Se tiver dúvidas sobre sua conta, acesse o site da Caixa.

Você pode fazer contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161, ou pelo nosso portal de atendimento , clicando na opção 7.


SOBRE OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
(2ª Série do Novo Ensino Médio / Módulo III da EJA Novo Ensino Médio)

NOME DO ITINERÁRIO DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - TRILHA MÍDIAS: LINGUAGENS EM AÇÃO Analisar, produzir e compreender conteúdo midiático de forma crítica e responsável, para transformar os estudantes de consumidores passivos em consumidores críticos e ativos das mídias, promovendo a compreensão das diferentes linguagens midiáticas e a identificação de influências e manipulações.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - LINGUAGEM EM MOVIMENTO Compreender, analisar e expressar-se através de diversas linguagens, explorando mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa. Explorando linguagens verbais, visuais, audiovisuais e digitais, incentivando a análise crítica das mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa e adaptável em diferentes contextos e plataformas.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - MATEMÁTICA CONECTADA Propiciar ao estudante a resolução de problemas do cotidiano por meio de estratégias semelhantes às usadas em jogos, com o desenvolvimento e aplicação da lógica na resolução de questões matemáticas de diferentes níveis de complexidade, estimulando o pensamento computacional e conectando conceitos matemáticos à resolução de problemas reais.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRA Desenvolver noções de matemática financeira, capacitar os estudantes em planejamento financeiro, promovendo a conscientização sobre cidadania financeira, entendimento do sistema financeiro, gerenciamento de finanças de forma responsável e execução de direitos e deveres financeiros, visando uma vida financeira equilibrada.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - RECURSOS NATURAIS E DES. SUST. Promover no estudante a conscientização sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, incentivando a gestão responsável dos recursos naturais. Com abordagens de práticas sustentáveis em diversos contextos e reinterpretação de informações relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - SOLUÇÕES ENERGÉTICAS Fornecer aos estudantes uma compreensão sólida sobre energia, desde seus princípios fundamentais até as implicações ambientais e sociais das diversas fontes energéticas. Isso inclui, explorar as conservações de matéria e energia em contextos cotidianos e industriais, bem como analisar os impactos ambientais e a sustentabilidade associados a diferentes fontes de energia, como combustíveis fósseis e energias renováveis.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - FORMAÇÃO CIDADÃ Fornecer ao estudante conhecimento sobre sistemas políticos e estruturas governamentais, capacitando-os como cidadãos informados, promovendo a compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade e sua capacidade de influenciar mudanças positivas e estimulando a participação ativa em questões cívicas, capacitando os alunos a serem agentes de transformação social em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - MEMÓRIA E SOCIEDADE Propiciar ao estudante a exploração da ancestralidade e da cultura, permitindo que compreendam suas raízes culturais e a diversidade cultural ao longo do tempo, abordando a multiculturalidade no contexto do tempo e espaço, promovendo a compreensão das diferentes culturas e sociedades ao longo da história, fomentando a preservação dos espaços coletivos, incentivando os alunos a valorizarem e proteger locais de importância cultural e histórica.
NEM ITINERÁRIO FORMATIVO INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS - GERAÇÃO DIGITAL Incentivar os estudantes da geração digital a explorar as conexões entre o mundo digital e analógico, a tecnologia e o trabalho e na compreensão dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho e nas carreiras. Estimulando a pesquisa, inovação e o uso da tecnologia a partir de uma integração das áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - MIDIAS: LINGUAGENS EM ACÃO Analisar, produzir e compreender conteúdo midiático de forma crítica e responsável, para transformar os estudantes de consumidores passivos em consumidores críticos e ativos das mídias, promovendo a compreensão das diferentes linguagens midiáticas e a identificação de influências e manipulações.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS - LINGUAGEM EM MOVIMENTO Compreender, analisar e expressar-se através de diversas linguagens, explorando mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa. Explorando linguagens verbais, visuais, audiovisuais e digitais, incentivando a análise crítica das mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa e adaptável em diferentes contextos e plataformas.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - MATEMÁTICA CONECTADA Propiciar ao estudante a resolução de problemas do cotidiano por meio de estratégias semelhantes às usadas em jogos, com o desenvolvimento e aplicação da lógica na resolução de questões matemáticas de diferentes níveis de complexidade, estimulando o pensamento computacional e conectando conceitos matemáticos à resolução de problemas reais.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRA Desenvolver noções de matemática financeira, capacitar os estudantes em planejamento financeiro, promovendo a conscientização sobre cidadania financeira, entendimento do sistema financeiro, gerenciamento de finanças de forma responsável e execução de direitos e deveres financeiros, visando uma vida financeira equilibrada.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - RECURSOS NAT. E DESENV SUST. Promover no estudante a conscientização sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, incentivando a gestão responsável dos recursos naturais. Com abordagens de práticas sustentáveis em diversos contextos e reinterpretação de informações relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - SOL. ENERG. PARA O NOVO TEMPO Fornecer aos estudantes uma compreensão sólida sobre energia, desde seus princípios fundamentais até as implicações ambientais e sociais das diversas fontes energéticas. Isso inclui, explorar as conservações de matéria e energia em contextos cotidianos e industriais, bem como analisar os impactos ambientais e a sustentabilidade associados a diferentes fontes de energia, como combustíveis fósseis e energias renováveis.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - FORMAÇÃO CIDADÃ Fornecer ao estudante conhecimento sobre sistemas políticos e estruturas governamentais, capacitando-os como cidadãos informados, promovendo a compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade e sua capacidade de influenciar mudanças positivas e estimulando a participação ativa em questões cívicas, capacitando os alunos a serem agentes de transformação social em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
EJA NEM ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - MEMÓRIA E SOCIEDADE Propiciar ao estudante a exploração da ancestralidade e da cultura, permitindo que compreendam suas raízes culturais e a diversidade cultural ao longo do tempo, abordando a multiculturalidade no contexto do tempo e espaço, promovendo a compreensão das diferentes culturas e sociedades ao longo da história, fomentando a preservação dos espaços coletivos, incentivando os alunos a valorizarem e proteger locais de importância cultural e histórica.
EJA NEM ITINERÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE ÁREAS - GERAÇÃO DIGITAL Incentivar os estudantes da geração digital a explorar as conexões entre o mundo digital e analógico, a tecnologia e o trabalho e na compreensão dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho e nas carreiras. Estimulando a pesquisa, inovação e o uso da tecnologia a partir de uma integração das áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio.




Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida nas questões acima, entre em contato com a Ouvidoria da SEEDUC através do telefone (21) 2380-9055.