Para melhor visualização, atualize o seu navegador de internet (browser).
Versões mínimas dos navegadores compatíveis com este site:
Chrome 45  |   Firefox 38  |   Opera 30  |   Internet Explorer 10  |   Edge 12  |   iOS 9  |   Safari 9  |   Android 4.4
Versão 2.1.1.65     21/07/2024 09:41

Tire as suas dúvidas sobre Matrícula Fácil


MATRÍCULA FÁCIL EJA 2024 II

As inscrições (pré-matrículas) para a EJA (2º Semestre de 2024) serão feitas através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 8h do dia 15/07/2024.

Inicialmente, você deve ter concluído o 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais – Regular ou a Fase IX da EJA e possuir, no mínimo 18 anos de idade. Atendida essas condições, acesse o site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 8:00h de 15/07/2024, para realizar sua inscrição, selecionando a opção “INSCRIÇÃO”, (Caso esteja ingressando na Rede SEEDUC), ou “TRANSFERÊNCIA DE ALUNO SEEDUC” (Se já for aluno - com matrícula ativa - da Rede). Você deverá preencher os dados solicitados, selecionando, ao final do processo, a unidade escolar que tiver disponibilidade de vaga no momento da pré-matrícula.

Inicialmente, você deve ter concluído o 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e possuir, no mínimo 15 anos de idade. Atendida essas condições, acesse o site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 8:00h de 15/07/2024, para realizar sua inscrição, selecionando a opção “INSCRIÇÃO”, (Caso esteja ingressando na Rede SEEDUC), ou “TRANSFERÊNCIA DE ALUNO SEEDUC” (Se já for aluno - com matrícula ativa - da Rede). Você deverá preencher os dados solicitados, selecionando, ao final do processo, a unidade escolar que tiver disponibilidade de vaga no momento da pré-matrícula.

Sim. O aluno que concluiu a 1ª série do Novo Ensino Médio poderá se transferir para o Módulo II da EJA Novo Ensino Médio (desde que tenha idade mínima de 18 anos), cujas inscrições para o 2º semestre de 2024 terão início às 8:00h de 15/07/2024, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br.

Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Itaperuna, Macuco, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Rio Claro, São Gonçalo, São João de Meriti e São Pedro da Aldeia.

Porciúncula e Valença

Angra do Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Queimados, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.

O aluno da Rede SEEDUC com matrícula ATIVA, que deseja transferir-se para outra escola SEEDUC, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 8:00h do dia 15/07/2024, para solicitar sua mudança de escola. Na Página Inicial do site o aluno deverá selecionar o botão “TRANSFERÊNCIA DE ALUNO SEEDUC” para realizar sua inscrição.

Você deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br e na Página Inicial selecionar o botão “INSCRIÇÃO” para realizar sua pré-matrícula. Ao clicar no botão “INSCRIÇÃO”, antes do preenchimento dos dados, você precisará sinalizar que NÃO participou da Matrícula Fácil 2024.

Você deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br e na Página Inicial selecionar o botão “INSCRIÇÃO” para realizar sua pré-matrícula, buscando seus dados no Sistema ao inserir data de nascimento e nº de inscrição, ou CPF do candidato. Ao clicar no botão “INSCRIÇÃO”, antes do preenchimento dos dados, você precisará sinalizar SIM quanto à participação na Matrícula Fácil 2024.

Não. Após a conclusão da inscrição feita através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula na escola selecionada, que deverá ser realizada até o 2º dia útil, a contar do dia seguinte ao da inscrição, realizada no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

O candidato, ou seu responsável (para menores de 18 anos), deverá comparecer à escola selecionada com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

Será considerado como responsável legal aquele (a) que apresentar documentação que o (a) identifique como tal.

Você deverá retornar ao site www.matriculafacil.rj.gov.br, a qualquer momento, e na Página Inicial selecionar o botão “INSCRIÇÃO”, (informar que já participou do processo de matrícula 2024) para realizar uma nova pré-matrícula, em uma unidade escolar com vaga disponível, e comparecer à unidade escolar selecionada com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br. No entanto, se você tiver dificuldade de acesso à internet, poderá comparecer à unidade escolar da Rede SEEDUC mais próxima para ser auxiliado (a) no procedimento de inscrição, que ocorrerá EXCLUSIVAMENTE através do site da Matrícula Fácil.


SOBRE OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
(Módulos III e IV da EJA Novo Ensino Médio)

NOME DO ITINERÁRIO DESCRIÇÃO
ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS – LINGUAGEM EM MOVIMENTO Compreender, analisar e expressar-se através de diversas linguagens, explorando mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa. Explorando linguagens verbais, visuais, audiovisuais e digitais, incentivando a análise crítica das mudanças linguísticas e promovendo a expressão criativa e adaptável em diferentes contextos e plataformas.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS – MÍDIAS: LINGUAGEM EM AÇÃO Analisar, produzir e compreender conteúdo midiático de forma crítica e responsável, para transformar os estudantes de consumidores passivos em consumidores críticos e ativos das mídias, promovendo a compreensão das diferentes linguagens midiáticas e a identificação de influências e manipulações.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FINANCEIRA Desenvolver noções de matemática financeira, capacitar os estudantes em planejamento financeiro, promovendo a conscientização sobre cidadania financeira, entendimento do sistema financeiro, gerenciamento de finanças de forma responsável e execução de direitos e deveres financeiros, visando uma vida financeira equilibrada.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – MATEMÁTICA CONECTADA Propiciar ao estudante a resolução de problemas do cotidiano por meio de estratégias semelhantes às usadas em jogos, com o desenvolvimento e aplicação da lógica na resolução de questões matemáticas de diferentes níveis de complexidade, estimulando o pensamento computacional e conectando conceitos matemáticos à resolução de problemas reais.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Promover no estudante a conscientização sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, incentivando a gestão responsável dos recursos naturais. Com abordagens de práticas sustentáveis em diversos contextos e reinterpretação de informações relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – SOLUÇÕES ENERGÉTICAS PARA UM NOVO TEMPO Fornecer aos estudantes uma compreensão sólida sobre energia, desde seus princípios fundamentais até as implicações ambientais e sociais das diversas fontes energéticas. Isso inclui, explorar as conservações de matéria e energia em contextos cotidianos e industriais, bem como analisar os impactos ambientais e a sustentabilidade associados a diferentes fontes de energia, como combustíveis fósseis e energias renováveis.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS– FORMAÇÃO CIDADÃ Fornecer ao estudante conhecimento sobre sistemas políticos e estruturas governamentais, capacitando-os como cidadãos informados, promovendo a compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade e sua capacidade de influenciar mudanças positivas e estimulando a participação ativa em questões cívicas, capacitando os alunos a serem agentes de transformação social em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS – MEMÓRIA E SOCIEDADE Propiciar ao estudante a exploração da ancestralidade e da cultura, permitindo que compreendam suas raízes culturais e a diversidade cultural ao longo do tempo, abordando a multiculturalidade no contexto do tempo e espaço, promovendo a compreensão das diferentes culturas e sociedades ao longo da história, fomentando a preservação dos espaços coletivos, incentivando os alunos a valorizarem e proteger locais de importância cultural e histórica.
ITINERÁRIO FORMATIVO INTEGRADO DE ÁREAS – GERAÇÃO DIGITAL Incentivar os estudantes da geração digital a explorar as conexões entre o mundo digital e analógico, a tecnologia e o trabalho e na compreensão dos impactos da tecnologia no mercado de trabalho e nas carreiras. Estimulando a pesquisa, inovação e o uso da tecnologia a partir de uma integração das áreas de conhecimento do Novo Ensino Médio.




Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida nas questões acima, entre em contato com a Ouvidoria da SEEDUC através dos telefones: 2380-9055
Manhã: 21 97094-2600 | 21 97894-6614 | 21 97893-9518 | 21 97890-4983 | 21 97897-1167
Tarde: 21 99373-6072 | 21 97896-8395 | 21 97893-9518
Horário de funcionamento: Segunda – Sexta (8:00 – 17:00h) .