Carregando...
Para melhor visualização, atualize o seu navegador de internet (browser).
Versões mínimas dos navegadores compatíveis com este site:
Chrome 45  |   Firefox 38  |   Opera 30  |   Internet Explorer 10  |   Edge 12  |   iOS 9  |   Safari 9  |   Android 4.4
Versão 2.1.0.3     07/05/2021 19:27
REGRESSEDUC - REFORÇO ESCOLAR ONLINE

1 - Sou aluno da 2ª série do Ensino Médio, posso fazer inscrição no RegresSeeduc?

Não. O Projeto é direcionado aos alunos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), que concluíram o Ensino Médio no ano de 2020 e aos alunos concluintes do Ensino Médio em 2021.

2- Estou cursando o último módulo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), posso fazer inscrição no RegresSeeduc?

Sim. O aluno que esteja matriculado na última série ou módulo de qualquer curso/modalidade do Ensino Médio poderá inscrever-se no RegresSeeduc, no período de 01 a 06 de Abril de 2021.

3 - Posso frequentar o RegresSeeduc de forma presencial em uma unidade escolar?

Não. As aulas do RegresSeeduc serão exclusivamente remotas, através do Google Classroom.

4 - Posso fazer a inscrição do RegresSeeduc no mesmo horário das minhas aulas, afinal já estudo neste horário?

Não. O aluno do Ensino Médio para concluir a sua etapa de Ensino precisa desenvolver as habilidades e competências definidas para esta etapa, além de ser indispensável o cumprimento da carga horária das disciplinas propostas. O objetivo do Projeto RegresSeeduc, quando ofertado aos alunos concluintes de 2021, é agregar conhecimento, não substituindo em nenhuma hipótese as aulas regulares, por isso não é permitida a sobreposição de horário.

5 - Mesmo fazendo Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Física, Biologia e Química no RegresSeeduc preciso fazer em minha turma regular?

Sim. O objetivo o Projeto RegresSeeduc, quando ofertado aos alunos concluintes de 2021, é agregar conhecimento, não substituindo em nenhuma hipótese as aulas regulares, por isso não substitui nenhuma carga horária nem frequência de disciplina obrigatória do Ensino Médio.

6 - Posso fazer inscrição para o RegresSeeduc mesmo não sendo aluno da SEEDUC-RJ?

Não. O Projeto é direcionado aos alunos da SEEDUC-RJ, que concluíram o Ensino Médio no ano de 2020 e aos alunos concluintes do Ensino Médio em 2021.

7 - Caso eu abandone as aulas do RegresSeeduc, posso ter a minha inscrição cancelada?

Sim. O aluno que se ausentar das aulas síncronas, por mais de 30 dias e não justificar, com apresentação de atestado médico, terá a sua inscrição cancelada.

8 - Posso fazer inscrição em todas as turmas (Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Física, Biologia e Química)?

Sim. O aluno poderá fazer inscrição em todas as turmas, caso seja do seu interesse.

9 - Posso fazer inscrição para uma certa turma e depois de iniciadas as aulas alterar a minha escolha?

Não. Neste momento a Secretaria não está prevendo mudanças de turmas depois do período de inscrição. Uma vez feita a escolha, a mesma só poderá ser alterada até o último dia de inscrição no Projeto RegresSeeduc, ou seja, dia 06 de Abril de 2021.

10 - Alunos inscritos no RegresSeeduc, que já concluíram o Ensino Médio, terão direito ao Riocard?

Não. O Projeto RegresSeeduc não prevê aulas presenciais, por isso não haverá liberação do Riocard aos alunos que já concluíram o Ensino Médio.

11 - Haverá emissão de certificado aos alunos que concluírem o RegresSeeduc?

Não. Ao final do Projeto RegresSeeduc não haverá emissão de nenhum certificado.


2ª FASE DA MATRÍCULA FÁCIL

ATENÇÃO: A 2ª Fase da matrícula é uma fase concorrente em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª Fase, onde o candidato escolhe uma única unidade escolar. A alocação é feita por ordem de conclusão de inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas.

1 - Quando será o período de inscrição para a 2ª Fase da Matrícula Fácil?

As inscrições serão feitas através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 8:00h do dia 25/01/2021, sendo os dias 25 e 26/01/2021 exclusivos para candidatos não alocados na 1ª Fase. A partir das 8:00h do dia 27/01/2021 poderão se inscrever: os candidatos novos que queiram ingressar no Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede SEEDUC; os alocados na 1ª Fase que não confirmaram; e os não alocados na 1ª Fase que não se inscreveram no período exclusivo.
Os alunos com matrícula ATIVA que querem transferir-se de unidade escolar, dentro da própria Rede SEEDUC, poderão acessar o site a partir das 8:00h do dia 29/01/2021.

2 – Não fui alocado (a) na 1ª Fase da Matrícula Fácil, o que devo fazer?

Você deverá retornar ao site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir de 25/01/2021, às 08:00h, (sendo os dias 25 e 26/01/2021 exclusivos para candidatos não alocados na 1ª Fase), e na Página Inicial selecionar o botão “ALTERE A SUA INSCRIÇÃO” para acessar seu cadastro e selecionar nova escola.
Caso não consiga acessar o site nos dias exclusivos para os não alocados, você poderá inscrever-se no mesmo a partir das 08:00h do dia 27/01/2021.

3 – Ainda não sou aluno da Rede SEEDUC, pois não PARTICIPEI da 1ª Fase da Matrícula Fácil, o que devo fazer?

Você deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir de 27/01/2021, às 08:00h, e na Página Inicial selecionar o botão “FAÇA A SUA INSCRIÇÃO” para realizar sua pré-matrícula.

4 – Ainda não sou aluno da Rede SEEDUC, pois não CONFIRMEI minha inscrição da 1ª Fase da Matrícula Fácil, o que devo fazer?

Você deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir de 27/01/2021, às 08:00h, e na Página Inicial selecionar o botão “FAÇA A SUA INSCRIÇÃO” para realizar sua pré-matrícula.

5 – Já sou aluno da Rede SEEDUC e quero me transferir para outra escola da mesma Rede, como devo proceder?

O aluno da Rede SEEDUC com matrícula ATIVA, que deseja transferir-se para outra escola SEEDUC, deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, a partir das 8:00h do dia 29/01/2021, para solicitar sua mudança de escola. Na Página Inicial do site o aluno deverá selecionar o botão “TRANSFERÊNCIA DE ALUNO SEEDUC” para realizar sua inscrição.

6 – O que é o Cadastro de Transferência Informatizada?

É a forma que o aluno da Rede SEEDUC, com matrícula ATIVA, possui para solicitar transferência para uma escola que NÃO possui vaga no MOMENTO da inscrição.
O cadastramento para transferência informatizada deverá respeitar um limite máximo de 20% (vinte por cento) do quantitativo de vagas ofertadas por série/curso/turno da unidade escolar desejada.

7 - Quantas unidades escolares posso escolher na 2ª Fase da pré-matrícula?

Você poderá escolher somente 01 (uma) escola durante a 2ª Fase da Matrícula Fácil, seja para matrícula nova ou para transferência (direta ou de cadastro).

8 - A inscrição na internet garante minha vaga para 2021?

Não. Após a conclusão da inscrição feita na 2ª Fase da Matrícula Fácil, sua vaga somente estará garantida após a confirmação da matrícula na escola selecionada, que deverá ser realizada até o 2º dia útil, a contar do dia seguinte ao da inscrição, no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

9 - Quando acontece a confirmação da 2ª Fase da Matrícula Fácil?

O candidato, ou seu responsável (para menores de 18 anos), deverá comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br.

10 - Caso perca o período de confirmação da 2ª Fase da matrícula como devo proceder?

Você deverá retornar ao site www.matriculafacil.rj.gov.br, a qualquer momento, para realizar uma nova pré-matrícula, em uma unidade escolar com vaga disponível, e comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br. No entanto, aqueles com dificuldade de acesso à internet, poderão comparecer às unidades escolares da Rede SEEDUC para serem auxiliados no procedimento de inscrição, que ocorrerá EXCLUSIVAMENTE através do site da Matrícula Fácil.

11 - Confirmei a matrícula numa unidade escolar e desejo realizar a transferência para outra. Como devo proceder?

As solicitações de transferências deverão ser realizadas a partir das 8:00h do dia 29/01/2021 através do site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Caso a unidade escolar possua vaga disponível para a série/curso/turno desejado, o aluno poderá realizar a inscrição imediatamente e comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da inscrição no site.
Caso a unidade escolar não possua – no momento da inscrição – vaga disponível para a série/curso/turno desejado, o aluno poderá realizar um cadastro para transferência informatizada, respeitando o limite máximo de 20%(vinte por cento) do quantitativo de vagas ofertadas por série/curso/turno. À medida que as vagas forem disponibilizadas na unidade escolar, o aluno será convocado, via e-mail, e deverá comparecer com a documentação necessária em até 02 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da convocação.

12- Concluí a 1ª série do Ensino Médio Regular e quero me transferir para outro curso. É possível?

Sim. O aluno que concluiu a 1ª série poderá se transferir para a 2ª série do Ensino Médio Inovador, Módulo II da Educação de Jovens e Adultos-EJA (desde que tenha idade mínima de 18 anos) e 2ª série do Curso Normal.

13 - Conclui a 2ª série do curso Normal e quero me transferir para outro curso. É possível?

Sim. O aluno que concluiu a 2ª série do Curso Normal poderá se transferir para a 3ª Série do Ensino Médio Regular.

14 - Conclui a 2ª série do Ensino Médio Inovador e quero transferir para outro curso. É possível?

Sim. O aluno que concluiu a 2ª série do Ensino Médio Inovador poderá se transferir para a 2ª série do Curso Normal ou para a 3ª série do Ensino Médio Regular.

15- Quais municípios ofertarão 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular em 2021?

Angra dos Reis, Aperibé, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Itaboraí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paraty, Porciúncula, Queimados, Resende, São Gonçalo, São João de Meriti, São José de Ubá, São Pedro de Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Morais, Três Rios, Valença, Varre-Sai, Vassouras.

16 - Qual município ofertará somente 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Regular em 2021?

Paracambi.

17 - Quais municípios ofertarão somente 6º ano do Ensino Fundamental Cívico Militar em 2021?

Areal e Santo Antônio de Pádua.

18 – Quais municípios ofertarão somente 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Regular em 2021?

Rio Claro e São Fidélis.

19 – Qual município ofertará somente o 9º ano do Ensino Fundamental Regular em 2021?

Itaguaí.

20 – Quais municípios NÃO ofertarão o Ensino Fundamental Regular em 2021?

Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Carapebus, Casemiro de Abreu, Comendador Levi Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itatiaia, Japeri, Macaé, Mangaratiba, Maricá, Petrópolis, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Tanguá e Volta Redonda.

21 – Quais municípios ofertarão as Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em 2021?

Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Itaperuna, Macuco, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio Claro, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia e Valença.

22 – Qual município ofertará a Fase IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em 2021?

Três Rios.

23 – Quais municípios NÃO ofertarão o Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em 2021?

Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeira de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Porciúncula, Quatis, Queimados, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida nas questões acima, entre em contato com a Ouvidoria da SEEDUC através dos telefones (21) 2380-9160 e 2380-9055.