Carregando...
TIRE SUAS DÚVIDAS

ATENÇÃO: Prezado participante, anote o e-mail e senha cadastrados. Sem eles você terá dificuldades para saber, posteriormente, a sua posição na fila de espera.

REGRAS GERAIS

a) – O atendimento de matrícula nova ou transferência de escola é por ordem de inscrição.

b) – Alunos pretendem transferência de turno ou curso dentro da própria escola são priorizados na fila de espera. Entre alunos da própria escola e deficiente, será chamado o que fizer inscrição primeiro.

c) – O candidato poderá escolher até três opções (escola, curso ou turno) e, ao ser convocado para uma das opções pretendidas, após a confirmação da matrícula, as outras opções informadas continuarão válidas, a não ser que o aluno entre no seu cadastro e as cancele.

d) – Após a convocação o candidato que não comparecer em dois dias úteis, a sua inscrição na fila de espera permanece ativa, mas essa opção em que foi convocado será excluída pelo sistema.

e) – O candidato poderá ao ser convocado informar que não tem mais interesse pela vaga, neste caso a informação será lançada no Conexão Educação, para assim a escola prosseguir a chamada da fila de espera informatizada.

f) – Ao surgir a vaga, a escola deverá fazer o contato para o número de telefone cadastrado com o candidato. Após 3 (três) tentativas, o servidor da escola irá fazer a convocação por e-mail. O não comparecimento dentro deste prazo implica na perda da vaga.

g) – Alunos com deficiência são priorizados na fila de espera informatizada. Porém por se tratar de um critério que o coloca em posição privilegiada, no ato da confirmação da matrícula, os candidatos com deficiência deverão comprovar sua condição apresentando no ato da matrícula, conforme disposto no Art. 18 §3º e §4º da Resolução Seeduc nº 5674 de 17/08/2018.


1 - Qual será a ordem de chamada para as matrículas?

O atendimento de matrícula nova ou transferência de unidade escolar é por ordem de inscrição.


2 - Posso me inscrever em até quantas escolas?

O aluno terá direito a se inscrever em até 3 opções escolhendo entre escolas, curso ou turnos diferentes.


3 - Caso eu coloque mais de uma opção, for chamado e fizer a matrícula em uma delas, a minha inscrição para as outras opções será cancelada?

Não. Ao confirmar a matrícula em uma das opções, as outras opções informadas continuarão válidas, a não ser que o aluno entre no seu cadastro e as cancele.


4 - Caso eu seja convocado para uma das minhas opções de escola, mas eu não tenha interesse na vaga, o que devo fazer?

Caso o aluno não tenha interesse na vaga para qual foi convocado, deverá avisar a direção da escola, para que possa proceder ao chamado.


5 - Sou obrigado a me inscrever em 3 opções?

Não. O aluno poderá se inscrever em apenas uma opção.


6 - Já sou aluno da Rede, mas quero trocar de escola, posso participar?

Sim. O aluno da Rede SEEDUC que tenha interesse em trocar de escola deverá participar da 3ª fase, clicar no link “Faça a sua Inscrição”.


7 - Como faço para trocar de turno na minha escola?

O aluno da Rede SEEDUC que tenha interesse em trocar de turno na escola em que está matriculado deverá participar da 3ª fase, clicar no link “Faça a sua Inscrição”.


8 - O aluno que queira mudar de turno, dentro da própria escola, terá prioridade?

Sim. O aluno que queira trocar de turno dentro da própria escola terá prioridade na fila de espera.


9 - Sou deficiente físico, terei prioridade na alocação?

Sim. Os alunos que possuam deficiência física terão prioridade de alocação, porém os candidatos com deficiência deverão comprovar sua condição apresentando, no ato da matrícula, laudo médico nominal, emitido por médico especialista com data inferior ou igual a um ano, que conste:

I - A especificação do tipo de deficiência;

II - A indicação do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID);

III - Detalhes sobre as limitações funcionais do candidato correlacionando-se a deficiência e a consequente sequela.

Somente serão consideradas, para efeito de caracterização de candidato com deficiência, as determinações legais contidas no Decreto nº 3.298/99, alterado pelo Decreto nº 5.296/2004.


10 - Eu uso óculos ou lente de contato para correção ótica. Neste caso, ao fazer a inscrição no site Matrícula Fácil devo indicar no campo Deficiência que possuo baixa visão?

Não. Baixa visão (ou visão subnormal) é quando há uma perda de visão (visão abaixo de 20% nos dois olhos), mas com alguma funcionalidade preservada.

A baixa visão não pode ser corrigida ou atenuada com o uso de óculos ou lentes de contatos.


11- Como saberei o dia que tenho que ir à escola para fazer a minha matrícula?

A Escola entrará em contato com aluno, assim que a vaga surgir. Este contato será feito primeiramente, através dos telefones informados no momento da inscrição. Caso o contato não se concretize através dos telefones, o aluno receberá um e-mail (no e-mail informado no momento da inscrição). Após o contato da escola o aluno (ou seu responsável), terá 2 dias úteis para realizar a matrícula na escola.


12 – Quais documentos levar na escola, para confirmar a minha matrícula?

I - Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua e CPF se possuir - Original (será devolvida no ato);

II - Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;

III - Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;

IV - Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), na forma prevista do § 3º, art. 18, conforme Resolução Seeduc Nº5674 de 17/08/2018. V - Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula.


13 – Caso eu esqueça a senha do meu cadastro, como poderei recuperá-la?

Caso o aluno perca a senha do cadastro, deverá clicar em “Esqueci Minha Senha” , para que a senha seja encaminhada para o e-mail informado no momento da inscrição.


14 – Tenho mais de um filho, poderei fazer o cadastro deles utilizando o mesmo e-mail?

Não. Cada inscrição está relacionada a um e-mail diferente, portanto será necessário cadastrar um e-mail diferente para cada inscrição.


15 – Quais escolas estarão disponíveis para fazer a inscrição?

Todas as Unidades Escolares da Rede SEEDUC estarão disponíveis para inscrição, exceto as Unidades abaixo, conforme determinado na Resolução SEEDUC Nº 5674 DE 17 de agosto de 2018:

I - CEIA Barão de Langsdorff;

II - CEFFA CEA Rei Alberto I;

III - CE Dom Pedro II;

IV - CE Infante Dom Henrique;

V - CE Infante Dom Henrique;

VI - CE Comendador Valentim dos Santos Diniz;

VII - CE Erich Walter Heine;

VIII - CIE Miécimo da Silva;

IX - CE Hebe Camargo;

X - CE Círculo Operário;

XI - CE Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto Brasil-Espanha;

XII - CIEP 449 Leonel de Moura Brizola Brasil-França;

XIII - CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil - Estados Unidos;

XIV - CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China;

XV - CE Jornalista Maurício Azêdo;

XVI - CIEP 111 Gelson Freitas;

XVII - CE São João;

XVIII - CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro;

XIX - CE Infante Dom Henrique.


16 - A escola na qual eu me inscrever é obrigada a fazer a minha matrícula?

Não. A escola só poderá fazer a matrícula do aluno se houver vaga disponível.

17 – Municípios que ofertarão 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular em 2019:

Angra dos Reis, Aperibé, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Itaboraí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Magé, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paraty, Porciúncula, Queimados, Resende, Rio Claro, São Gonçalo, São João de Meriti, São José de Ubá, São Pedro de Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Morais, Três Rios, Valença, Varre-Sai, Vassouras.

18 – Municípios que ofertarão 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular em 2019:

Itaguaí, Paty do Alferes, Rio Bonito e São Fidélis.

19 – Municípios que ofertarão o 9º ano do Ensino Fundamental Regular em 2019:

Maricá, Rio das Flores, Rio das Ostras, São João da Barra, Volta Redonda

20 – Municípios que não ofertarão o Ensino Fundamental Regular em 2019:

Armação de Búzios, Araruama, Areal, Arraial do Cabo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levi Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itatiaia, Japeri, Macaé, Mangaratiba, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim e Tanguá.

21 – Municípios que ofertarão as Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em 2019:

Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Itaperuna, Macuco, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio Claro, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia e Três Rios.

22 – Municípios que ofertarão apenas a Fase VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em 2019:

Valença

23 – Municípios que não ofertarão o Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em 2019:

Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeira de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casemiro de Abreu, Comendador Levi Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Queimados, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro. Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.



Pedofilia é crime! Lembre-se que a criança/adolescente é sempre vítima! Se existe um culpado, esse é sempre o pedófilo! Ajude-nos a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes! Denuncie, ligando 100 ou 181, gratuitamente, 24h por dia, todos os dias da semana!

Mais informações clique aqui:

http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1519.nsf/18c1dd68f96be3e7832566ec0018d833/44863fa7f1a22ac783257fa3005ffc9f?OpenDocument&CollapseView